Mônica Vermelha

Pesquisar este blog

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Uma viagem totalitária...

Sim, eu ando assustada com a facilidade que algumas pessoas têm de acreditar nos grandes meios de comunicação, eu ando apavorada com a facilidade que algumas pessoas têm de repetir ideias preconceituosas, infundadas e absurdamente conservadoras. Ando muito triste com a absoluta falta de memória de alguns e a monstruosa ignorância histórica de outros.
Ando cansada, profundamente cansada de tentar explicar que a democracia é boa, mas é difícil de ser feita e que um governo progressista, mas que não chegou ao poder pela via da revolução (uma vez que não fomos capazes de fazê-la!), só se faz às custas de muitas concessões que, para os conscientes e bem-intencionados, sim, é extremamente difícil de aceitar. Ando assustada porque essa onda de conservadorismo, de revolta a-histórica, de preconceito, de hipocrisia, de amnésia, de falso moralismo é o terreno mais que adequado para fazer brotar a erva daninha e venenosa do retrocesso democrático-popular. Sim, eu ando muito preocupada ao ver tantas pessoas cegadas pelo preconceito, pelo ódio, pela desinformação/manipulação, pela ignorância. Eu ando profundamente assustada com o poder absoluto que as pessoas concedem a algumas instituições, a ponto de jamais questioná-las, nem diante das mais rotundas evidências... Ando preocupada com a superficialidade, com o consumismo, com a banalização da violência, com a intolerância, com o artificialismo das relações, com a irracionalidade total e o individualismo exacerbado, ando preocupada com um mundo onde as pessoas são incapazes de olharem para si mesmas e mais incapazes ainda de ver o outro; ando preocupada com a facilidade que alguns têm de publicizar os seus preconceitos, ódios e maldades. Ando preocupada com a futilidade e a exposição exacerbada, com a pequenez, a vulgaridade e a mesquinharia reinantes. Parece que está instalada a barbárie, o vale-tudo, a estúpida e falaciosa justiça meritocrática, a suprema hipocrisia. Ando com uma saudade secular da justiça, do respeito, da fraternidade... Quadro sombrio.

Mas penso cá com os meus botões: é Mônica, mas os que você acha que são ignorantes, alienados e conservadores podem achar que o mundo está mesmo perdido, mas que a "culpa" é dos que pensam e agem como você! Sim, é exatamente assim que eles pensam, os que querem que eu vá morar em Cuba, e eu ainda não descartei totalmente a possibilidade de eles estarem certos - mas talvez seja uma boa ideia eles irem morar nos eua!

Mas... não seria interessante se o mundo fosse composto por uma variedade maior de ideologias e cada nação pudesse escolher a sua, de acordo com a vontade da maioria do seu povo, e que os discordantes intensos pudessem ir morar numa outra nação que adotasse uma ideologia com a qual se afinassem mais e fossem felizes para sempre? Quem foi que decretou que o mundo inteiro tem que se submeter a essa guerra entre capitalismo e socialismo? Por que os países não podem simplesmente respeitar as escolhas dos outros e manterem relações verdadeiras de cooperação e independência? Por que alguns países simplesmente cismam que podem impor os seus valores aos outros e promover guerras, torturas e extermínios em nome da democracia, dos direitos humanos ou de sei lá o quê? Eita mundo complicado, será que seria muito mais interessante se o mundo fosse assim e as pessoas pudessem circular e perambular e se fixarem aonde bem entenderem, ao invés de querer importar para o seu país as ideias e práticas de outros; será que seria infinitamente melhor se os países se comportassem feito bons vizinhos que se oferecem para ajudar se o outro quiser/precisar, mas não se acham no direito de interferir ou dar palpite na vida dos outros? Sei que essa "viagem" minha tem um viés um tanto totalitário, mas, e se as pessoas pudessem se agrupar por afinidade e ocupar apenas o espaço necessário e, ao invés de países, tivéssemos nações voluntariamente formadas, às quais as pessoas pudessem aderir voluntariamente? Sei lá, talvez fosse mais fácil...

Por que será que as pessoas e os países querem tanto ser mais poderosos, ricos e influentes? Pensando seriamente em ir morar em Cuba... e deixar aqui o Brasil para os que querem a volta do psdb ou dos militares ou a ascensão de joaquim barbosa, afinal, talvez eles mereçam o que tanto desejam!

Nenhum comentário: