Mônica Vermelha

Pesquisar este blog

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

A copa e as olímpiadas no Brasil.

O Brasil será sede da Copa do Mundo de Futebol em 2014 e das Olimpíadas em 2016 e isso tem sido motivo de orgulho e de esperança para a maioria dos brasileiros, encantados com a perspectiva de altos investimentos, construção de belíssimos estádios, ginásios, alojamentos etc; e com a entrada de milhões de reais ou dólares ou euros dos visitantes estrangeiros.
É claro que vão ser, ambos, espetáculos belíssimos que vão deixar orgulhosos todos os brasileiros que apreciam boas competições esportivas. A oportunidade de torcer por nossos atletas, vendo-os atuar de perto e de "participar" das competições é, de fato, empolgante. Mas essa história tem outras dimensões, outros desdobramentos e muitas pre-condições. Um dos aspectos mais violentos dessa história são as centenas, provavelmente milhares de pessoas pobres que vão e já estão sendo "removidas" de suas casas e comunidades para dar lugar as construções. Essa remoção, normalmente, é chamada higienização e não é por acaso que recebe esse nome. Os gestores das grandes cidades, os engenheiros, arquitetos e construtores envolvidos costumam ver os pobres como sujeira e é por isso que as áreas precisam ser higienizadas. É absurdamente autoritário, preconceituoso e elitista tratar o pobre como "sujeira", como lixo. É assim que as coisas tem sido feitas, a mídia se encarrega de associar as vilas, favelas e cortiços com a violência, com o tráfico, com o alcoolismo e a prostituição e pronto; está justificada a higienização. Está justificado o despejo de indivíduos, de famílias, de grupos de amigos, está justificado o desmantelamento dos laços de afeto, de amizade, de parentesco, de companheirismo... Está justificada a destruição dos casebres, das memórias, das histórias. Está justificada a desumanização e toda a violência física e psicológica cometida contra os moradores de rua, os habitantes de favelas, pequenas comunidades, cortiços. Essas pessoas estão sendo tratadas como bichos, como lixo, enquanto isso... a gente finge que não vê, a gente comodamente se esquece que moradores de rua, favelados, mendigos, são pessoas, têm dignidade, têm sentimento, têm história, têm esperança de uma vida melhor... Mas o "importante" é que a Copa do Mundo e as Olimpíadas vão ser realizadas e "nós" vamos ganhar taças, medalhas, divisas.
Ps. veja o excelente artigo "Copa 2014 e Olimpíadas 2016: pretextos para mais injustiças sociais" de Luiz Kohara no http://carosamigos.terra.com.br/index2/index.p

Nenhum comentário: