Mônica Vermelha

Pesquisar este blog

quarta-feira, 9 de maio de 2012

O voto nulo pode ser bom para a democracia!

Tenho visto muita gente dizendo que vai anular o voto nas próximas eleições, claro que quem diz isso, normalmente, é alguém que está cansado de tanta corrupção, de tantas denúncias, enfim, cansado deste lamaçal que tem marcado a política brasileira. Mas, vendo isso, lembrei-me de algumas coisas, nas quais acredito desde que me entendo como ser político. A primeira delas é que a desesperança, o sentimento de impotência, o descrédito total e generalizado na classe política
é algo que interessa muito à direita, à quem quer manter o status quo; por uma razão muito simples, porque a desesperança, o descrédito e a impotência são paralizantes, quem não acredita, não faz, não age, não reage e, se ninguém faz nada, ninguém tenta mudar nada, as coisas continuam exatamente do jeito que estão. Uma outra convicção que eu sempre tive é a de que "toda generalização é burra", portanto não é verdade, por mais que pareça, que os políticos são todos iguais, todos corruptos. Todo político e todo cidadão tem uma história pessoal e política, e essa história é que deve nortear as nossas escolhas, não tem outro caminho, é o único possível ou, ficamos reféns do jogo pre-eleitoral no qual as acusações falsas ou verdadeiras, comprovadas ou forjadas, ínfimas ou gigantescas pipocam a cada segundo, desnorteando todo mundo. Uma terceira "crença" que sempre me acompanhou é a profunda desconfiança em relação aos grandes meios de comunicação, a chamada mídia grande não tem nenhum compromisso com a verdade, ela tem sim compromissos inconfessáveis com interesses de pessoas ou grupos que, de alguma forma, a sustenta. Isso não é só teoria, essa convicção nasceu dentro de mim depois de ver as "coberturas" completamente distorcidas,omisssas, incompletas e desonestas de inúmeros eventos dos quais participei ativamente. Depois dessas três premissas aqui elencadas, eu volto à questão do voto nulo e pergunto: o que significa o voto nulo? A quem interessa o voto nulo? O voto nulo pode servir como forma de protesto? Para responder a essas questões eu, antes, quero considerar que existe uma diferença crucial entre simplesmente votar nulo individualmente e, votar e fazer campanha em favor do voto nulo. Na minha opinião essa é a grande diferença e ao mesmo tempo, a resposta para essas questões: o voto nulo só faz sentido, só interessa à democracia e só serve como forma de protesto se estiver inserido numa campanha forte, séria e responsável. O voto nulo não pode ser simplesmente uma arma dos que não gostam de política, ele pode sim se transformar numa poderosa arma nas mãos dos que gostam de política, dos que gostam da democracia, dos que amam o seu país. Enfim, caros amigos, aqueles que acreditam que nós, cidadãos de bem, devemos anular o nosso voto nas próximas eleições, por favor, prestem um serviço à nossa tão combalida democracia: apresentem argumentos, debatam a questão seriamente, organizem-se, pensem numa campanha de verdade. Lembrem-se de dois aspectos, por puro acaso, ressaltados por fontes "cristãs/católicas": "voto não tem preço, tem consequências" (Arquidiocese de Belo Horizonte) e "o problema dos que não gostam de política é que eles são governados por quem gosta" (Frei Betto). Algumas vezes ouvi pessoas argumentando que um percentual x de votos nulos numa eleição, seria suficiente para invalidar o processo eleitoral como um todo e obrigaria à convocação de novas eleições, inclusive com novos candidatos; confesso que achei interessante o argumento, na minha opinião, faz todo o sentido, mas nunca cheguei a checar essa informação,a averiguar se a lei realmente prevê essa situação e admite essa possibilidade.O fato é que, independentemente da veracidade disso, um percentual de 30% de votos nulos, por exemplo, num país que está acostumado a médias em torno de 8%, no mínimo, criaria um fato político, obrigaria a que políticos e cientistas repensassem a própria política brasileira. Por isso, eu estou cada vez mais convencida de que os profundamente indignados, os que não acreditam definitivamente em nenhum dos políticos/candidatos que estão aí, deveriam, de fato, fazer campanha em favor do voto nulo e prestar um serviço inestimável à democracia. Eu, por enquanto, declaro que votarei nulo nas eleições municipais em Itaúna, minha cidade, acho que nenhum dos candidatos merece a minha confiança, o meu voto, a minha procuração e adianto que estou preparando argumentos para a minha campanha em favor do voto nulo neste caso.

Nenhum comentário: