Mônica Vermelha

Pesquisar este blog

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

A legalização das drogas: "quem sabe faz a hora..."

A legalização das drogas é um tema polêmico e aqueles que são contra têm argumentos fortes, dentre eles, o sofrimento imenso que as drogas, as mais fortes principalmente, tem causado a inúmeras famílias. É verdade que a dependência química é uma tragédia e, normalmente, traz dolorosos problemas e sofrimentos para as pessoas e suas famílias, principalmente. Mas há que se considerar que a legalização em si não irá contribuir para aumentar a dependência, me parece que, ao contrário, a criminalização é que funciona como atrativo, aumenta a fissura, traz consigo o prazer da transgressão.
Outro ponto frequentemente levantado pelos que são contra a legalização é a questão do controle e da fiscalização pelos órgãos públicos, ora, a fiscalização é um problema real em nosso país de dimensões continentais, em todas as áreas. Temos tráfico ilegal e sonegação em, praticamente, todas as áreas e setores e, por mais frágil que que seja a nossa capacidade fiscalizadora, dificilmente ficaremos em situação pior do que a atual, na qual o narcotráfico sustenta e dá vida a um verdadeiro estado paralelo.

O álcool e o cigarro são drogas legalizadas. Cigarro mata e o  álcool é, comprovadamente, o maior responsável por destruição de vidas, principalmente no trânsito. Portanto, a questão não é bem por aí, há outros interesses não assumidos nessa história. Há que se recolocar os termos do debate. O álcool e o cigarro são "legais" e causam danos terríveis, mas não abrem espaço para o tráfico e a violência, como as drogas o fazem, justamente por serem legalizados.

A legalização das drogas é uma medida que, provavelmente, contribuirá muito para a redução da violência ao "eliminar" o tráfico. O fato, porém, é que a questão é bem mais complicada do que parece à primeira vista, este é um negócio que movimenta trilhões de dólares por ano e enfrentar interesses dessa monta não é coisa simples, nem fácil. Haverá um parlamento capaz de tal medida? Só o poder legislativo pode tornar realidade a legalização das drogas, no entanto isso contraria interesses de alguns membros do próprio parlamento que estão intrinsecamente ligados ao narcotráfico, lucrando de forma absurda e ilegal com o mesmo.
Isso sem contar as corporações farmacêuticas que sofrerão um golpe duro na sua lucratividade, pois a maconha compete com ansiolíticos, indutores de apetite, soníferos, analgésicos e calmantes; a indústria farmacêutica é, portanto, mais um inimigo da legalização, é mais um ator que terá os seus interesses contrariados e que exerce(rá) pressão violentíssima sobre o governo. Não nos esqueçamos de considerar que as chamadas "comunidades terapêuticas", têm levado bastante dinheiro da União e dos Estados para "tratar" os dependentes. Há que se considerar ainda que, aliado ao tráfico de drogas, está o contrabando de armas,enfrentar um, significa, necessáriamente, enfrentar o outro e é, por conseqüência, travar uma guerra contra inimigos poderosíssimos.


O uso de drogas continuará acontecendo,  independentemente delas serem  legalizadas ou não. Muitos argumentam que o Brasil não está preparado para a legalização, e realmente não está, nem nunca vai estar, as mudanças se fazem assim ou não se fazem; "o caminho se faz caminhando". Esperar que o  povo brasileiro - "essa criança imatura" - esteja preparado para absorver a legalização do uso de drogas é paternalismo, é uma bobagem; é preciso investir seriamente em campanhas educativas e ponto. É preciso ter apoio, sustentação popular, para enfrentar os poderosos interesses a serem contrariados. Um sistema de saúde mais eficiente, uma política de redução de danos e uma política educativa são fundamentais para o enfrentamento do problema de forma séria, eficaz e democrática.
A minha opinião é que a legalização das drogas será profundamente benéfica para o Brasil e para o povo brasileiro, mas ela só terá chances de acontecer na medida em que o povo entender e, de fato, "comprar essa briga"; sem isso, é praticamente impossível a legalização.

Nenhum comentário: