Mônica Vermelha

Pesquisar este blog

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Carta aberta ao gigante que acabou de acordar!




Querido Gigante, bom dia a você que acabou de acordar! Quanto tempo dormindo né, porque você não acordou antes?
Em primeiro lugar queria te dizer que estou um pouco chateada, tem uns 32 anos que eu e um bando de anõezinhos estamos tentando te acordar, sem contar os muitos que tentaram por muitos e muitos anos e sacudiram e cutucaram e nada, antes d'eu entrar nessa empreitada.
Mas aí veio um outro gigante – velho, ressentido, invejoso - e resolveu te acordar! Por que será? Com que interesse?
Bom, mas o fato é que ele conseguiu, finalmente, te acordar, afinal os cutucões de um gigante são bem mais fortes do que os cutucões de um bando de anõezinhos que mal conseguiram fazer cócegas nessa sua pele empedernida.
Mas, meu querido Gigante, agora que você acordou, lave o rosto, limpa essa remela toda que se acumulou nestes 500 anos de sono, limpa estes seus olhos e verás:
- esses que te acordaram e agora te incitam são os mesmos que se calam e não dizem nem um “a” para condenar aqueles que votaram contra a destinação de 100% dos royalties do petróleo para a educação, que votaram contra você, contra o seu justíssimo interesse por uma educação de qualidade, meu querido Gigante!
- e quanto ao SUS, meu querido Gigante, você já pensou no que aconteceria se o SUS funcionasse maravilhosamente? Você já pensou que no dia em que isso acontecer os planos de saúde, clínicas e consultórios médicos vão ficar sem clientes? Pois é meu querido Gigante, estou te dizendo isso para você entender que tem muita gente graúda interessada em SABOTAR a saúde pública, interessada em AUMENTAR o caos e divulgar alguns casos como se eles acontecessem a cada segundo, ora meu Amigo, se fosse assim a metade da população brasileira já estaria morta, né? E sobre essa questão da vinda dos médicos cubanos, você já pensou que a grande maioria dos médicos brasileiros se forma em universidades PÚBLICAS e na hora de trabalhar, não querem trabalhar em hospitais públicos, em postos de saúde, em cidades pequenas, nem com salários altos? Já reparou que quase 100% deles mal te olha no ambulatório público? É uma categoria muito elitista, meu querido Gigante, a maioria deles nem cogita a ideia de devolver à sociedade, os benefícios que dela recebeu! Você não acha que isso é uma grande sacanagem? Eu tenho uma proposta revolucionária, de repente você que acordou agora e está com essa sede insaciável de mudanças, de repente, você aprova minha ideia: TODO MÉDICO FORMADO EM UNIVERSIDADE PÚBLICA SERÁ OBRIGADO A TRABALHAR (atender com respeito e dedicação os usuários do SUS) POR QUATRO HORAS DIÁRIAS, GRATUITAMENTE, EM HOSPITAL OU POSTO DE SAÚDE PÚBLICOS, DURANTE 4 ANOS, a título de “devolução” à sociedade pelos benefícios dela recebidos!
E ainda tem, meu querido Gigante, a questão dos meios de comunicação, não sei se você sabe (tanto tempo dormindo, né?) mas as redes de televisão, por exemplo, são CONCESSÕES PÚBLICAS, isso significa que elas teriam que proporcionar ao povo brasileiro uma pluralidade de informação, lazer, cultura e educação. Pense bem, meu querido Gigante, o que elas oferecem senão VIOLÊNCIA, VULGARIDADE, DESONESTIDADE E MANIPULAÇÃO? Você reparou que no primeiro dia do seu despertar todas as redes de TV estavam contra você e “mandaram” a polícia descer o cacete?
Pois é meu querido Gigante, eu ainda teria muitas coisas para te falar, mas essa cartinha já está ficando grande demais né? Então, por último, eu quero te dizer que te amo muito, te acho tão grande, tão bonito, tão forte, tão poderoso! Eu sei que se você limpar a remela acumulada nestes longos anos de sono, se puser essa sua inteligência gigantesca para funcionar, você, meu querido Amigo, será capaz de ser O GRANDE PROTAGONISTA do processo de construção de um Brasil INFINITAMENTE MELHOR, mas para isso é fundamental que você não permita que te manipulem, e imprescindível que você não se renda aos caprichos e armadilhas conservadoras daqueles que sempre alimentaram o seu sono secular e que agora estão loucos para se aproveitar da sua revolta, da sua indignação e dessa sua força descomunal. 
Ah, por favor, não caia no sono de novo, mesmo os gigantes não devem dormir mais de oito horas diárias, faz mal para a saúde sua e do Brasil! Beijos, meu querido gigante, use sua força a favor dos que historicamente têm tentado construir um Brasil Melhor para o povo brasileiro.

Assinado: uma anãzinha apaixonada pelo Brasil e pelo POVO BRASILEIRO!

Nenhum comentário: