Mônica Vermelha

Pesquisar este blog

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Carta Aberta à Presidenta Dilma Roussef.

Minha caríssima presidenta, bom dia!

Perdoe-me a ousadia mas, como brasileira, petista e alguém intensamente interessada na maior democratização do nosso querido Brasil, resolvi lhe escrever essas "mal traçadas linhas". É que, não obstante reconheça os muitos avanços dos governos Lula/Dilma, a ponto de considerá-los como os melhores da nossa história, tem algumas questões que me estão atravessadas na garganta, não posso aceitá-las; embora compreenda, pelo menos parcialmente, as imposições da governabilidade e os riscos de um "revertério autoritário", já que, infelizmente, temos setores muito poderosos que nunca irão se conformar com a promoção da igualdade, a democratização e a inclusão social promovidas pelos governos petistas, ainda que isso não signifique nem um arranhãozinho nos seus privilégios.
Bom, mas como eu dizia tem algumas coisas que eu considero que são inaceitáveis e vou listá-las para que, caso a senhora julgue adequado, possa refletir sobre elas e, quem sabe, rever:

1 - Eu penso que há necessidade de conversar mais com o povo brasileiro, claro que a mídia/oposição vai dizer que isso é populismo, mas, sinceramente, eu acho que um governo democrático deve conversar, explicar, prestar contas ao povo mais assíduamente, penso que é uma questão de respeito para com o povo que, na maioria das vezes, fica apenas com a versão da mídia que, no nosso país especialmente, é monolítica e, muitas vezes mentirosa, sobre questões políticas, econômicas e sociais importantíssimas que dizem respeito ao seu dia-a-dia.
2 - Repensar/rever as alianças políticas também é urgentíssimo! Sim, compreendo que um governo democrático, numa sociedade pluralista, só se faz mediante acordos e alianças, mas não dá para aceitar as muitas alianças que os governos petistas têm feito com velhos e históricos políticos, cuja atuação SEMPRE foi marcada pela corrupção, pelo autoritarismo, pela defesa de interesses escusos e de causas particulares ou de pequenos grupos privilegiados. As alianças são necessárias, mas há que ter por parte dos aliados um mínimo de afinidade com o projeto político do governo e, neste sentido, algumas das atuais "alianças" são inaceitáveis, imorais; a senhora sabe de quem e do quê eu estou falando, né?
3 - Tendo em vista a realização da Copa do Mundo ainda este ano no Brasil, tenho que lhe dizer que também é inaceitável que as polícias estaduais ajam com a brutalidade espantosa que têm agido e que o seu governo simplesmente se cale diante desse crime. Sim, os movimentos contra a Copa são suspeitíssimos, "atrasados", violentos, oportunistas e mal-informados; mas, não seria o caso de informar melhor a sociedade, de dialogar com os que se dispuserem ao diálogo e, se necessário, reprimir, mas sem essa violência estúpida e autoritária? É preciso repensar a política de segurança neste país, desmilitarizar nossas polícias, não podemos aceitar e dar legitimidade a uma polícia truculenta e assassina de pobres!
4 - Infinitamente inaceitável que uma única rede de televisão mande no Brasil e, juntamente com as outras e com os "grandes" jornais e revistas, se empenhe todos os dias em envenenar - de todas as formas possíveis e imagináveis - o povo brasileiro e, além de não ser impedida, ainda conte com quase toda a verba publicitária do governo federal. Se me permite, a imagem que me ocorre é a de um caçador desarmado e perdido na floresta que dá, a cada dia, um pedacinho da sua carne para alimentar a fera insaciável que o espreita todos os dias, é óbvio que ela vai devorá-lo. Um marco regulatório das comunicações é urgentíssimo para desconcentrar e democratizar a comunicação no Brasil, tratam-se concessões públicas, elas têm que ter uma função social, têm que servir aos interesses do povo brasileiro.
5 - Não posso nunca, jamais, em tempo algum, aceitar o tratamento que vem sendo dispensado aos nossos ancestrais indígenas, é profundamente injusto, maldoso, autoritário, violento e insano "destratar" assim nossos compatriotas, guardiães das nossas raízes e mais nobres valores.
6 - É preciso, imediatamente, pensar em estratégias para explicar o que é, a necessidade e a importância da reforma política, é preciso insistir nessa ideia, os brasileiros precisam entender que essa é a única possibilidade real do Brasil avançar na democratização e no combate à corrupção, não se pode fugir a esse debate!
7 - Por último, minha caríssima Presidenta, creio que já passou da hora de retomar a proposta de reativação da CPMF com destinação exclusiva dos recursos para a saúde pública, afora todo o sensacionalismo e má fé da "grande mídia", o fato é que a saúde pública no Brasil precisa e pode melhorar muito e, com uma grande campanha de esclarecimento, o povo brasileiro vai apoiar essa ideia, com certeza!

Enfim, perdoe-me a audácia mas, não obstante os inegáveis avanços e méritos do seu governo e de seu antecessor, o fato é que precisamos rever algumas coisas, há ainda outras, claro! Espero não tê-la ofendido, sou sua fã e quero muito que o seu governo seja ainda melhor para que o povo brasileiro não hesite em lhe dar, nas próximas eleições, uma vitória ESMAGADORA! 

Abraços e saudações democráticas desta que acredita e quer ajudar a construir um Brasil cada vez melhor!


Mônica Regina dos Santos - cidadã brasileira

Nenhum comentário: