Mônica Vermelha

Pesquisar este blog

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Se eu fosse a Dilma... II Comunicação



Bom, o momento político é extremamente delicado, sem dúvida! E enquanto a direita – cujo maior e mais fiel porta-voz é a grande mídia – vomita acusações e xingamentos 24 horas por dia contra o governo federal, do outro lado, grande parte da esquerda adere ao jogo e começa a publicar críticas ácidas, dando voz à sua impaciência, desânimo e descrédito! A impressão que se tem é que Dilma e o PT estão cada vez mais cedendo à pressão direito-midiática e cada vez mais acuados, acovardados... Não se defendem... Não se explicam... Parecem anestesiados! Talvez não seja isso, talvez seja estratégia política, talvez...
Mas, para os pobres mortais que acreditaram/acreditam no governo e no partido a coisa realmente tá complicada de entender e, mais ainda, de explicar. Muito já se falou da dificuldade do governo federal na questão da comunicação e talvez o ponto central da crítica seja a incapacidade do mesmo de se comunicar/explicar/justificar até mesmo perante os seus defensores mais aguerridos, gerando nos mesmos os sentimentos de abandono, desrespeito, traição e até desprezo. Tendo a entender as imensas dificuldades do Governo, são infinitas e poderosíssimas as pressões a que o mesmo está submetido, talvez pudéssemos dizer, nas “72” horas do dia, mas se eu fosse a Dilma, eu tomaria algumas medidas urgentíssimas na área da Comunicação:

- Eu colocaria em prática a tal da mídia técnica na publicidade governamental, quem ganhou mais audiência (internet, por exemplo), ganha mais recursos, quem perdeu audiência (tv, jornais e revistas impressos) perderia recursos, lógico, não???
- Eu investiria muito mais e otimizaria os recursos da comunicação pública, para torná-la mais atraente e para oferecer um contraponto às versões da mídia “comercial”!
- Eu faria pequenos pronunciamentos em rede nacional pelo menos a cada 15 dias para falar do que o governo está fazendo e porque está fazendo, simplesmente porque o povo merece saber, merece uma satisfação!
- Eu mobilizaria todos os articuladores do governo para trabalhar no congresso pela aprovação do direito de resposta!
- Eu solicitaria ao Ministério das Comunicações que iniciasse imediatamente, e com prioridade absoluta, um AMPLO DEBATE sobre a regulamentação econômica e a democratização da mídia.
- Eu ordenaria o incremento imediato dos sítios, perfis e blogs oficiais nos moldes do site “Muda Mais”!

Não é muito, não creio que seja muito difícil, mas, com certeza, é o reconhecimento de que a política não se faz sem comunicação! Simples assim! 

Nenhum comentário: