Mônica Vermelha

Pesquisar este blog

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

A audácia de Ana Maria Machado.

Li um super romance nessa semana que passou. De Ana Maria Machado: A Audácia dessa Mulher. O livro começa com uma reunião de um grupo que iria fazer uma novela para a tv e eu prossegui a leitura meio descrente, achando que ia ser só um livro a mais.

Ledo engano, logo, logo, a protagonista se revela e eu descubro uma mulher surpreendente e audaciosa, como o título havia prometido. No fim das contas, o livro não fala de uma mulher audaciosa, ele fala de várias mulheres mais, ou menos, audaciosas: Bia, Lina (Capitu), D. Lourdes, Ana Lúcia... e até de um homem audacioso: Fabrício.
Mas, audaciosa mesmo é a autora: Ana Maria Machado que, com talento, classe e coragem admiráveis, e inconformada com o fim que Machado de Assis, o mais brilhante dos romancistas brasileiros, dá à sua Capitu; simplesmente adentra as páginas do Dom Casmurro e ousa dar voz e audácia à emudecida personagem.
Excelente, esse livro é uma audácia. Eu recomendo especialmente às minhas queridas amigas leitoras, mas também aos homens inteligentes que freqüentam estas minhas páginas, para que corram o risco de mergulhar um pouco num inusitado, complexo e audacioso universo feminino... Sabendo, obviamente, que os universos femininos são infinitos e repletos de nuanças.

Nenhum comentário: