Mônica Vermelha

Pesquisar este blog

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Um herói de verdade.

Mais uma brutalidade. Um grupo de jovens covardes e preconceituosos se reúnem para espancar e, provavelmente, matar um mendigo no Rio de Janeiro. Nem o diabo é capaz de explicar uma monstruosidade desse tamanho, jovens bem nascidos, provavelmente escolarizados, num acesso de pura estupidez decidem espancar e matar um pobre, só por isso, porque ele é pobre.

Parece, de fato, que o fim do mundo está próximo, pois uma aberração desse tipo assume contornos apocalípticos. Mas, no meio dessa monstruosidade, eis que surge alguém: Vitor Suarez Cunha, um rapaz corajoso, digno, humano e justo que se dispõe a defender alguém totalmente indefeso, da estupidez de um bando de “monstros humanos”. A fim de evitar que a covardia daqueles jovens tirasse a vida de um ser humano, Vitor se expôs e encarou a prepotência, a covardia e a violência daqueles monstros. Apanhou, se machucou muito, mas ganhou a admiração de todas as pessoas de bem que tomaram conhecimento daquela história horrenda, assim como os tais “monstrinhos” ganharam o desprezo e a revolta dessas mesmas pessoas.
É muito triste constatar que existem supostos seres humanos capazes de atos tão covardes, tão estúpidos e tão autoritários; são pessoas que se julgam melhores que as outras, que pensam que podem decidir, com base nos seus valores torpes, quem tem o direito de viver e quem deve morrer. São pessoas estúpidas e preconceituosas que pensam que pobre é lixo, mas lixo mesmo são esses jovens preconceituosos, violentos e completamente desprovidos de qualquer sentimento ou valor que os humanize. Por outro lado, é um bálsamo, é maravilhoso descobrir, que em tempos tão sombrios como os que temos vivido, ainda existem pessoas capazes de um gesto nobre, capazes de se insurgir contra a injustiça e a violência de forma tão corajosa e valente. Nesses tempos em que parecemos todos anestesiados, em que reina a apatia, o egoísmo, a indiferença, o sentimento de impotência e o medo, a atitude do Vitor é reconfortante e um exemplo maravilhoso e desafiador, uma lição, um soco nas nossas consciências embotadas, medrosas e omissas. Queira Deus que todas as pessoas bem intencionadas tenham a milésima parte da coragem e da sensibilidade desse nosso herói.
Vitor Suarez Cunha você é um exemplo para mim, exemplo como ser humano. Que Deus lhe recompense e abençoe sempre.

Nenhum comentário: